Sobre Ishida Arquitetura, Design & Construção

Arquiteto em São Paulo | ZS

Ishida Arquitetura, Design & Construção é o nome comercial utilizado pelo Arq. Gabriel Noboru Ishida,  CAU A41337-2, profissional liberal autônomo, graduado pela UNESP-Bauru, em 2003.

Anteriormente, quando tinha escritório no interior do estado de SP, utilizava o nome comercial Arkdesign Arquitetura e Design. Após viajar para o Japão em 2016, e retornar à sua cidade natal São Paulo no mesmo ano, o logotipo e o nome foram atualizados, e a atuação com marcenaria de alto padrão se iniciou também, devido a viabilidade de acesso à marcenaria de seu pai Norimiti Ishida.

Com experiência de mais de 20 anos em projetos arquitetônicos e projetos estruturais integrados, e mais de 30 anos em móveis, marcenaria e interiores.

 

Arquitetônicos são integrados não apenas no BIM mas também na sequencialidade das pranchas de projetos executivos (eixos e linguagem geral), evita assim  as cansativas interpretações e erros de leitura, que várias tipologias de plantas produzem, além de garantir harmonia e encaixe perfeito entre arquitetura "estética funcional e linguagem", e o conteúdo estrutural e outras partes invisíveis da obra - ou seja, não há risco de alteração do projeto para sua viabilidade: no processo de concepção já são revisadas e pre-dimensionados todos os elementos necessários.

Devido a constante experiência em canteiro de obras, possui uma visão de construção prática e efetiva, que predomina sobre o conceito de "ilustração realista linda mas inviável" tão difundido e praticado por tantos profissionais predominantemente visuais.

Para as soluções construtivas, metodologias de projetos e técnicas, custos e demais aspectos relacionados ao processo, desde a concepção até a conclusão passando pela avaliação tipológica de custos e usos, iniciou o "BIM" em 2004, em estudo estrutural da primeira obra assobradada de grande porte, inteiramente projetada e calculada pelo mesmo profissional, com as devidas emissões de ART, e acompanhada via Responsabilidade Técnica (já havia nesse momento a experiencia de diversas obras térreas totalmente conduzidas).

Durante todo o período, praticou (e pratica) projetos com BIM incluindo arquitetônico, estrutural, hidrossanitários, SPK, dutos de ventilação, escadas de concreto e metálicas, estruturas de telhado, descidas embutidas de água pluvial, fundações complexas, etc.

Embora seu partido arquitetônico priorize a viabilidade, as boas práticas construtivas, os custos, a harmonia, a usabilidade e o custo/benefício, sem jamais deixar de lado o aspecto da Engenharia, as atividades em artes plásticas e uma visão de acabamento e resultado final são constantes e fazem parte do cerne do trabalho, assim como a extensão profissional "marceneiro", desde que começou com 11 anos de idade, permitem uma visão abrangente de todo o processo, sem preconceitos ou pretensões, vaidades ou irrealidades entre concepção e obra pronta. Por estes motivos, nunca priorizou extraordinariamente o processo de ilustração do projeto, mas sim a verdade contida na construção e uso do projeto - a despeito de sua decoração com composições de bibliotecas de objetos decorativos em 3D, públicas ou compradas, e algoritmos convincentes com iluminação cinematográfica (tantas vezes irreais mas sedutoras).

Pois como diria um de meus mestres da construção: "Arquitetura é obra pronta" (não ilustração).

EU SITE.jpg