Importância do logotipo


Logotipo, o que é isso?

De início, não considerarei importante listar a diferença entre logo, logotipo, logomarca, ícone, símbolo e marca.

A função básica de uma marca é penetrar na mente do consumidor. Sendo este trabalho resultado de uma ação de marketing, um dos fatores mais importantes é a qualidade do símbolo, genericamente conhecido como logotipo.

Esta é a princípio a imagem, o rosto da empresa, da marca, do produto, do lugar. Um logotipo bem elaborado deverá concentrar o máximo de informações sutis e dizer alguma coisa, e esta coisa dita é o que a empresa quer transmitir e fixar na mente do consumidor.

Para tal função, são utilizados os elementos disponíveis: uma certa estabilidade da marca (eventualmente sofrendo necessidade de atualização), padrões de linguagem em torno de tipologias, cores, traços, densidades e ícones (desenhos resultantes).

Também são importantes os fatores simbólicos generalizados, possivelmente chamados de arquétipos ou ícones estabelecidos.

Signos e símbolos com conotação de onda (e não de tendência) também devem ser considerados no marketing de guerrilha, mas deve ser levado em conta que o logotipo prevalece no tempo, e portanto deve ser considerado como tal também.

A individualidade, exclusividade, autenticidade, poder de atração e fixação são elementos importantíssimos. Em alguns casos, pode ser mais importante o logotipo entrar na categoria generalizada com similaridade aos existentes, em outras situações, nem tanto, ou isso deve ser evitado ao máximo. Cada caso deve ser analisado cuidadosamente e isso é abordagem de marketing, não de design. Design cuida da parte visual resultantee dos outros fatores. O marketing utiliza os fatores para abordar o mercado com estratégias e planos, ações, campanhas, etc. Do marketing provém os dados para criação da logomarca.

Um bom logotipo vai ajudar a sua empresa a prosperar, permanecer, ser lembrada. Ele pode ajudar a reclassificar a sua marca em direção a um público alvo, a uma classe de consumidores, a uma idade ou sexo, entre tantos fatores. Ela deve de preferência estar em absoluta sintonia com o produto, sob o risco de ser propaganda enganosa ou afastar o consumidor. Por exemplo: se o seu produto é popular, não utilize um logo tão sofisticado, vai confundir o consumidor. Eles sentem o que é popular e o que não é pala simples aparência do local ou marca. E por aí vai...

Um investimento em logotipo sempre compensa, pois é como poder definir se você tendo um filho, ele será bonito ou não, adequado à profissão que ele terá quando adulto (supondo-se que isso fosse possível como no caso da marca, onde o setor já é conhecido). Além disso, o custo com relação ao benefício é irrisório. Faça uma consulta e também olhe ao redor, observando que todas as empresas bem sucedidas tem um logotipo bom, ótimo ou excelente, com relação ao seu produto.

Featured Posts
Recent Posts